Devo operar o desvio de septo? Entenda quando a cirurgia é recomendada

Mulher com curativo no nariz. Entenda mais sobre "devo operar o desvio de septo?"

Você sente dificuldade para respirar pelo nariz com frequência, ronca à noite ou vive com a sensação de nariz entupido, mesmo sem estar gripado? Esses podem ser sinais de um desvio de septo nasal, uma condição bastante comum que afeta 8 em cada 10 brasileiros, segundo especialistas. A pergunta que muitas pessoas fazem ao receber esse diagnóstico é: “devo operar o desvio de septo?”

Neste artigo, a Arhus Clínica explica o que é o desvio de septo, quais são os sintomas mais comuns, os riscos de não tratar e quando a cirurgia, chamada de septoplastia, realmente é indicada. Continue a leitura!

O que é o desvio de septo?

O septo nasal é a estrutura que separa as duas narinas e é formado por osso e cartilagem. Quando ele está desalinhado, o fluxo de ar pode ser prejudicado, levando a sintomas incômodos e até impactando a qualidade de vida.

O desvio pode ser congênito (presente desde o nascimento) ou resultado de traumas, como pancadas no nariz.

Sintomas comuns

Nem todas as pessoas com desvio de septo apresentam sintomas, mas os mais frequentes são:

  • obstrução nasal (dificuldade para respirar);
  • ronco e apneia do sono;
  • sinusites recorrentes;
  • dor de cabeça ou sensação de pressão no rosto, dentre outros.

Então, devo operar o desvio de septo?

Se você tem o diagnóstico da condição, pode se perguntar então: “devo operar o desvio de septo ou não é necessário?” Na verdade, a cirurgia de correção, chamada septoplastia, só é indicada quando o desvio afeta significativamente a respiração. Em outros casos, ainda pode ser ideal se você sofre de infecções frequentes ou distúrbios do sono.

A operação é considerada como uma opção quando:

  • os sintomas são persistentes e impactam seu dia a dia;
  • o tratamento com medicamentos não é eficaz;
  • há associação com problemas como sinusite crônica ou apneia;
  • o desvio está afetando a qualidade de vida.

E vale a pena operar?

Se o desvio de septo está comprometendo a sua respiração, causando desconforto constante, noites mal dormidas ou infecções recorrentes, a resposta tende a ser sim: operar pode valer muito a pena. A cirurgia de septoplastia pode proporcionar uma respiração nasal mais livre e eficiente, além de reduzir significativamente o ronco e a apneia do sono. Também contribui para diminuir a frequência de sinusites e outras infecções respiratórias.

Mas, atenção: a decisão deve ser tomada com base na avaliação de um especialista.

Cuide da sua respiração com quem entende do assunto!

Se você sofre com nariz entupido, ronco ou sinusites frequentes, pode estar lidando com um desvio de septo. Nossa equipe especializada em Otorrinolaringologia está pronta para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o desvio de septo e indicar o melhor tratamento para o seu caso. 

Quer garantir uma boa qualidade de vida, sem interrupções do sono ou dificuldade de respirar? Agende uma consulta e conte com atendimento qualificado e focado no seu bem-estar. Fale conosco hoje mesmo!